Como Posso Aumentar a Potencia do Motor do Meu Carro?

Qualquer grande montadora atual segue algumas premissas na hora de projetar um carro:

- Tentativa de adequar o carro a um certo limite de preço.
- Necessidade de estar de acordo com os padroes de emissao.
- Desejo de fornecer o máximo de vida útil e confiabilidade.

Estas alternativas geralmente colaboram bastante para a melhoria em termos de desempenho. Há diversas maneiras de criar mais potencia a partir de um motor de estoque. Aqui estao vários exemplos (do menos ao mais difícil/caro):

Mudar o chip do computador.
Algumas vezes voce pode mudar o desempenho do seu carro trocando o chip ROM na unidade de controle do motor (UCM). Voce geralmente compra esses chips de distribuidores no mercado de reposiçao de desempenho. No entanto, é importante fazer uma boa avaliaçao do chip em questao, pois alguns prometem muito e deixam a desejar.

Deixar o ar entrar mais facilmente.
Como o pistao se move para baixo na marcha de entrada, a resistencia do ar pode roubar força do motor. Alguns carros novos estao usando múltiplas entradas polidas para eliminar a resistencia do ar. Filtros de ar maiores e tubulaçao de entrada reduzida também podem melhorar o fluxo de ar.

Permitir que a exaustao saia mais fácil.
Se a resistencia do ar ou a pressao-traseira dificultar a descarga para a saída do cilindro, ela rouba a energia da força. Se o tubo de escape for muito pequeno ou o silenciador for muito resistente ao ar, pode resultar em pressao traseira. Sistemas de escape de alto desempenho usam tubos de comunicaçao, grandes escapamentos e silenciadores de fluxo livre para eliminar a pressao traseira.

Trocar os tubos de comunicaçao e os cames.
Muitos motores de estoque tem apenas uma válvula de entrada e uma de escape. Colocar um cabeçote com quatro válvulas por cilindro melhorará bastante o fluxo de ar de entrada e saída do motor e isto pode melhorar a força. Usar os cames de desempenho também pode fazer uma grande diferença.

Aumentar a atividade do cilindro.
Prender mais ar (conseqüentemente mais combustível) em um cilindro de um certo tamanho pode aumentar a força deste cilindro - do mesmo modo que aumentando o tamanho do cilindro. Turbocompressores e compressores pressurizam o ar que entra para introduzir mais ar no cilindro. Muitos fabricantes produzem compressores e turbocompressores de mercado de reposiçao para carros de diferentes modelos.

Resfriar o ar que entra.
Comprimir o ar aumenta sua temperatura. O ideal é ter o ar mais frio possível dentro do cilindro, pois quanto mais quente o ar, menos ele se expande quando a combustao acontece. Entretanto, muitos carros com turbocompressores e compressores possuem um radiador de ar. Um radiador de ar é um tipo especial de radiador, através do qual o ar comprimido passa e é resfriado antes de entrar no cilindro.

Deixar tudo mais leve.
Peças mais leves ajudam a melhorar o desempenho do motor. Cada vez que o pistao muda a direçao, ele usa mais energia para frear a entrada em uma direçao e começar outra. Quanto mais leve o pistao, menos energia ele consome. Peças mais leves também permitem que o motor gire mais rápido, dando a ele mais potencia.

Aumentar a proporçao de compressao.
Quanto mais alta a proporçao de compressao, mais força é produzida. Quanto mais comprimida a mistura ar/combustível, mais provável será ela inflamar espontaneamente (antes que a vela produza a faísca). As gasolinas de alta octanagem evitam este tipo de combustao antecipada. É por isso que os carros de alto desempenho geralmente precisam de gasolina de alta octanagem - seus motores usam grandes proporçoes de compressao para obter mais força.

Aumentar o deslocamento.
Mais deslocamento significa mais força, pois mais gás é queimado durante cada revoluçao do motor. Pode-se aumentar o deslocamento aumentando o tamanho dos cilindros.

Ao tentar aumentar a potencia, considere a economia que voce faria se comprasse um motor novo, de alto desempenho, adequável ao seu carro - isso pode ser mais fácil e barato!