Como Medir a Gasolina no Tanque de Forma Correta?

Tenho um Marea e gostaria de saber a melhor maneira de medir o consumo de combustível, tendo em vista que o tanque tem capacidade para 63 litros.

Como Medir o Tanque O método de mediçao de consumo que o leitor pretende usar, por meio das indicaçoes do marcador de nível de combustível, nao é aconselhado. Além da natural imprecisao, pois um volume as vezes superior a 60 litros (caso do Marea) costuma ser representado por uma escala de poucos centímetros e com um ponteiro espesso, há um fator decisivo a se considerar: a posiçao do ponteiro nem sempre reflete o nível real no tanque.

Para dar a (falsa) sensaçao de baixo consumo aos usuários que usam mais a metade superior do tanque, os fabricantes costumam estabelecer uma curva irregular de indicaçao. Ou seja, quando o ponteiro do marcador indicar meio tanque, já haverá combustível em menos de metade da capacidade. É fácil entender que, se o motorista tomar como parâmetro a indicaçao no painel, terá a sensaçao de que o carro consumiu menos do que o fez na verdade.

Uma mediçao relativamente confiável de consumo envolve os seguintes procedimentos:
- Abastecer sempre até um mesmo ponto da capacidade do tanque, sendo recomendado parar no momento em que a bomba se desliga automaticamente (abastecer até "a boca" pode levar combustível ao cânister, danificando-o; saiba mais).

- Escolher um posto ou bomba com piso plano, evitando inclinaçao tanto longitudinal quanto lateral.

- Abastecer devagar, para evitar que o tanque "afogue" antes da hora e de a impressao de já estar abastecido até o ponto desejado.

- Dividir a distância rodada desde o último abastecimento (indicada no hodômetro parcial ou anotada pelo usuário) pelo número de litros do novo abastecimento.

- Repetir a operaçao com freqüencia, pois ela está sujeita a variaçoes e tem precisao apenas relativa.

Com a mediçao freqüente, será possível ao motorista perceber em que condiçoes de uso o consumo é maior ou menor e, até mesmo, se há alguma anormalidade no carro que resulte em aumento de consumo.